Limas diamantadas: confira tudo sobre este produto

Limas diamantadas
Tempo de leitura: 2 minutos

Limas diamantadas são ferramentas utilizadas para desgastes, resultando em acabamentos perfeitos e econômicos. Elas têm a função de tornar algumas peças menos espessas e podem ser aplicadas para retirar arestas.

Por ser produzido a partir do pó de diamante, esse item oferece uma elevada resistência, uma vez que esse material está entre os elementos com maior dureza do mundo.

Investir em uma lima diamantada proporcionará a empresa um ótimo custo-benefício, desde que seja escolhido um fabricante de qualidade, que utilize apenas matérias-primas de boa procedência.

A lima diamantada é utilizada para o trabalho de desbaste, principalmente em metais, oferecendo precisão em trabalhos especiais de limagem de furos de pequenos diâmetros, ranhuras e superfícies com cantos vivos de pequenas dimensões.

Graças à sua versatilidade, essa ferramenta pode ser utilizada para fabricar matrizes de corte e repuxo, moldes variados, aços, cerâmicas e diversos materiais duros.

Entre as principais variações desses itens, estão:

  • Lima barrete: possui um lado chato e outro liso;
  • Lima chata: utilizada em superfícies planas e convexas;
  • Lima faca: possui um lado mais fino que o outro, assim sendo ideal para cantos;
  • Lima meia-cana: o lado chato é utilizado em superfícies convexas e planas, enquanto o lado curvo em superfícies redondas e côncavas;
  • Lima quadrada: usada em superfícies planas, ranhuras, rasgos e ajusta furos retangulares e cantos;
  • Lima redonda: usada em superfícies côncavas, aberturas circulares e furos;
  • Lima triangular: utilizada em superfícies angulares internas e cantos de ângulos retos.

Como usar uma lima corretamente?

A postura correta do profissional é fundamental, pois a velocidade nesse caso é de 60 golpes por minuto. Isso é necessário para remover o material com o picado da lima diamantada, além de evitar que o profissional sofra um desgaste físico excessivo.

As recomendações a seguir são importantes para uma operação de limagem adequada:

  • A altura da morsa de bancada em relação ao corpo deve estar correta para evitar problemas de saúde ocupacional. Para regular essa altura, o operador com a mão fechada embaixo do queixo, deve ter a altura do cotovelo coincidindo com a altura do mordente da morsa;
  • Antes de começar a limas, é preciso conferir se o cabo e o picado da lima estão em condições adequadas;
  • Prenda a peça na morsa fazendo com que a superfície a ser limada fique o mínimo possível para fora dos mordentes;
  • Comece a limagem com passes paralelos à lateral da peça ou inclinado, de modo a controlar a planicidade da superfície;
  • Verificar a planeza com o esquadro e a régua paralela.

Onde comprar limas diamantadas?

A Real Dressadores é a melhor companhia para se investir em limas e outros produtos desse segmento. Por isso, se estiver em busca de itens voltados para essa atividade, entre em contato com a Real Dressadores e solicite um orçamento.

Deixe um comentário